top of page
Default_black_and_white_vintage_comics_old_school_environment_2.jpg

O Oráculo Cinzento

  • Instagram
  • Writer's pictureOráculo Cinzento

Gerador de encontros aleatórios para explorações em jogos de RPG solo

Hoje o jogo de RPG "solo" é mais popular do que nunca. Existem muitos sistemas que ajudam a moldar esse estilo, mas, para quem não conhece o assunto, tal estilo possui duas propriedades perenes:


a) Não há mestre, mas um "oráculo";

b) O jogador cria cenas, personagens e desafios conforme uma dialética entre seus desejos e perguntas ao dito oráculo (que podem ser do tipo "sim e não", ou mais detalhadas).


Se esse resumo introdutório é muito místico para você, há muita gente explicando o conceito por aí (veja este post, por exemplo). Não é meu desígnio explicar como se joga agora.


O que sim me interessa é expandir uma tese pertinente, qual seja, que a diversão de uma sessão de RPG solo é proporcional à quantidade de provocações inusitadas que se colocam contra nossa imaginação. Somos bichos muito curiosos, queremos entender e dar sentido aos padrões que a natureza nos oferece.


Ao interagirmos com outras pessoas, é impossível prever, com precisão milimétrica, suas reações às diversas situações que emergem em uma mesa de jogo. Não é à toa que um dos mais famosos aprendizados de mestragem é: "você nunca vai prever o que seus jogadores irão fazer". Todavia, quando estamos sozinhos, o contrário é mais comum. Quer dizer, você conhece bem suas preferências, e as soluções que surgem não parecem inusitadas.


Para jogar sozinho e se divertir, é preciso ter algo que nos force a sair do óbvio e imediato, e as tabelas aleatórias são as ferramentas mais poderosas para isso. Junto com a rolagem de dados, elas se transformam em uma entidade à parte que mantém o véu do futuro mais opaco, dando a ilusão de que não estamos mais sós, mas que há alguém nos provocando, para usar a expressão que elenquei na tese acima.


Já abordei a geração de NPC's aqui, e o anexo do Loremaster permite a criação de milhões de missões e cenas para começar o jogo, mas restou uma grande lacuna para completar a experiência: a exploração (era o passo lógico mais natural, depois de ter escrevido tanto sobre isso recentemente).


Naturalmente, o coração desse post é trazer uma tabela aleatória que torne explorações mais interessantes. Vamos lá.


Usando a tabela


O funcionamento da tabela é simples e ela foi projetada para ser o mais abrangente possível, podendo ser usada em desertos, florestas, montanhas ou até mesmo em viagens interplanetárias. No entanto, é responsabilidade do usuário conectar os pontos de forma coerente.


Siga os passos abaixo:


  • Role 3d6 e concatene os resultados (e.g. a rolagem de "1", "3" e "6" significa que se deve buscar a entrada "136");

  • Anote o resultado e repita o processo até obter três palavras (se quiser, considere que repetições indicam uma ênfase maior na palavra).

  • Com as três palavras definidas, crie um enredo consistente que as envolva no contexto da exploração.

  • Você é livre para rerolar palavras, mas evite descartar dificuldades logo de início. Situações muito interessantes emergem de combinações inusitadas.


Gerador de encontros aleatórios para explorações:

D666

Chave

111

Fúria

112

Caça

113

Ferida

114

Sangue

115

Coletivo

116

Insetos

121

Grande

122

Forragem

123

Praga

124

Território

125

Emboscada

126

Raridade

131

Acasalamento

132

Rivalidade

133

Escassez

134

Migração

135

Solitário

136

Dominância

141

Morte

142

Comum

143

Fora de lugar

144

Augúrio

145

Instinto

146

Perseguição

151

Dificuldade

152

Esconderijo

153

Covil

154

Caverna

155

Hostilidade

156

Veneno

161

Doença

162

Camuflagem

163

Sono

164

Tesouro

165

Relíquia

166

Paisagem

211

Desespero

212

Clima

213

Ajuda

214

Refúgio

215

Construção

216

Cultivo

221

Facção

222

Salteador

223

Procurado

224

Vingança

225

Carniça

226

Estranho

231

Perigo

232

Ambiente

233

Escondido

234

Rastros

235

Pegadas

236

Rastejante

241

Restos

242

Ossos

243

Trilha

244

Passagem

245

Água

246

Ar

251

Terra

252

Fogo

253

Aplacado

254

Bifurcação

255

Barreira

256

Armadilha

261

Corpo

262

Ponte

263

Acampamento

264

Desafio

265

Cobertura

266

Poço

311

Crueldade

312

Decisão

313

Profundo

314

Demarcação

315

Desvio

316

Sujeira

321

Distante

322

Elevação

323

Encontro

324

Medo

325

Fertilidade

326

Fruto

331

Brilho

332

Minério

333

Rosnado

334

Névoa/Poeira

335

Herbívoro

336

Carnívoro

341

Ervas

342

Lar

343

Insano

344

Intimidante

345

Letal

346

Trancado

351

Perdido

352

Marco

353

Viagem

354

Valioso

355

Monstruoso

356

Ninho

361

Místico

362

Portentoso

363

Oportunidade

364

Paradisíaco

365

Precioso

366

Rápido

411

Renegado

412

Resgate

413

Ressoante

414

Recursos

415

Segredo

416

Sensação

421

Grito

422

Sinais

423

Inclinação

424

Cheiro

425

Súbito

426

Surpresa

431

Sobrevivência

432

Terror

433

Subterrâneo

434

Vista

435

Vulnerável

436

Útil

441

Selvagem

442

Sepultura

443

Destruição

444

Mapa

445

Material

446

Obstáculo

451

Barulho

452

Escalada

453

Desmoronamento

454

Abertura

455

Lápide

456

Relevo

461

Buraco

462

Escavado

463

Precipício

464

Plano

465

Símbolo

466

Estátua

511

Caveira

512

Pequeno

513

Dejetos

514

Quebra

515

Labirinto

516

Imprevisto

521

Fosso

522

Risco

523

Pedra

524

Planta

525

Flor

526

Beleza

531

Objeto

532

Iluminação

533

Força

534

Vítima

535

Alto

536

Baixo

541

Isolado

542

Ninhada

543

Indício

544

Massacre

545

História

546

Decomposição

551

Equipamento

552

Pista

553

Guia

554

Navegação

555

Queda

556

Natural

561

Fuga

562

Curiosidade

563

Perto

564

Desastre

565

Vulto

566

Ameaça

611

Asco

612

Agrupamento

613

Importante

614

Perda

615

Ornamento

616

Sagrado

621

Canto

622

Enxame

623

Bando

624

Peculiar

625

Riqueza

626

Abandonado

631

Pilha

632

Silêncio

633

Oculto

634

Velho

635

Montaria/Veículo

636

Região

641

Vento

642

Condição

643

Textura

644

Corrosão/Erosão

645

Lento

646

Vestígio

651

Tragédia

652

Verme

653

Preso

654

Equilíbrio

655

Aliado

656

Descoberta

661

Entrada

662

Ruína

663

Tumulto

664

Necrópole

665

Fortaleza (e.g. castelo ou quartel)

666

Diabolismo


Vejamos alguns exemplos:


Contexto: Fantasia Medieval

Palavras-chave: "Solitário", "Massacre", "Praga"

Situação emergente: Ao vagar perdido pelas Montanhas Castanhas, o personagem encontra uma criança desorientada com pústulas disformes ao longo do corpo, na entrada de um vilarejo. Ao seu redor, há uma dezena de corpos ensanguentados e chamuscados, todos contendo as mesmas pústulas. O vilarejo está em chamas, e um rápido olhar indica que pessoas montadas estiveram ali há pouco tempo. A criança se aproxima do personagem em prantos. Há tempo para salvação? Que o oráculo ajude a desvendar isso!


Contexto: Exploração Espacial

Palavras-chave: "Rosnado", "Armadilha", "Solitário"

Situação emergente: A nave recebe um sinal de socorro, mas o personagem só consegue ouvir um rosnado canino, acompanhado por alguns latidos. Não há outro som, além do cão. O personagem decide investigar, visto que não gostaria de abandonar o animal à cruel inanição. Porém, ao aproximar-se do local, o radar aponta três naves velozes saindo de um campo de asteróides avizinhado. Por que essa armadilha? O que há na nave do cachorro?


Contexto: Guerras Napoleônicas

Palavras-chave: "Imprevisto", "Minério", "Súbito"

Situação emergente: Sobrevivido à batalha de Trafalgar sob o comando do valoroso almirante Nelson, a armada efetua uma parada em uma ilha para calafetar alguns navios danificados. Há tempo ocioso, mas também é um bom momento para forragem. Em uma excurção, o personagem falha sua percepção e cai em um buraco, recebendo danos mínimos. Ao nortear-se, percebe que um brilho estranho é refletido pela tênue luz que ainda chega no local. Será ouro puro? Ou será o indício de um tesouro escondido? Talvez seja um altar amaldiçoado com oferendas de ouro e prata?


Se você não estiver usando um sistema solo com regras para combates e encontros aleatórios, sugiro que adicione os passos abaixo para melhor direcionar a cena:


Chave de cena: isso determina que categoria de encontro emergirá das palavras-chave, ou seja, o fio condutor da cena.

1d6

Chave

1

Combate

2

Conhecimento

3

Recurso

4

Social

5

Desafio natural / Clima

6

Tesouro


Magnitude de encontro: caso o encontro envolver inimigos ou qualquer tipo de NPC, essa tabela define quantos estão presentes:


1d6

Entidades presentes

1

Apenas 1

2

1d6-3 (mínimo de 1)

3

1d6-1 (mínimo de 1)

4

1d6

5

2d6

6

3d6

Não se deve pensar em balanceamento. As coisas são como são, o problema é seu em averiguar como sair de possíveis perigos extremos.


Por fim, esse exercício também funciona para mestres empacados no desenho de encontros aleatórios possíveis. Em vez de colocar aquela abobrinha de "1d6 goblins" porque falta inspiração, tente usar a tabela acima (ou as demais que mencionei), e veja seus encontros ganharem mais profundidade e propósito. Creio que não irá se arrepender.


Sem mais por agora.


Aquele abraço.








792 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page